segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Duas vagas




Depois de golpear um bocadinho de terra para semear umas favas, os meus bicos de papagaio assanharam-se e enviaram-me para o médico. Duas vagas. Dizia na porta da Junta. Sobreavisada, cheguei às quatro e meia da matina. Já lá estava o Zé Firmino escarrapachado no banco. Ficamos os dois, feitos sem-abrigo no silêncio da noite, interrompido apenas pelo ladrar dos cães, ele agarrado à faca de ponta e mola, e eu cheia de cagufo ao cesto de ovos para oferecer ao médico. Um desconforto e um sacrifício absurdo. E o inverno ainda não chegou.
Não sei se sofro de diplopia, ou, se algum andaço anda a fazer das suas. O que parece é que cada vez mais pessoas frequentam o centro de saúde. Cada uma com a sua sina. Umas “ é só para medicamentos”, outras, desejam apenas “dar uma palavrinha ao médico”. As hipocondríacas, sempre aflitas com pseudo – urgências. E as importantes, que chegam, e entram no gabinete do médico, ignorando quem está pacientemente esperando a sua vez. 
 Alguns lampejos de parcialidade denotam a necessidade de pequenos reajustes num serviço fundamental para a Freguesia. A começar por substituir a literatura na sala de espera, desactualizada e deteriorada. A verdade é que o médico, num espanhol aporteguesado receitou-me analgésicos e recomendou-me: marcar nova consulta para daqui a um mês, sopas e descanso, regar as favas e tratar apenas das galinhas.

9 comentários:

  1. Não se preocupem, no futuro para aquecer o estômago dos utentes que esperam horas e horas ao frio e à chuva por uma consulta médica, a JF vai instalar uma máquina de café illy.

    ResponderEliminar
  2. Oh! D. Arlapa! então esse médico não é o mesmo que anda ai a tentar matar gente? à uns meses atrás não parou num sinal de stop, mandou um mercedes para a sucata, e só não matou o acompanhante do condutor porque não vinha lá nenhum! mas ainda mexeu os cordelinhos, e o sr. do mercedes, foi responsabilizado pelo prejuízo? que mal empregados ovos!

    ResponderEliminar
  3. Já tínhamos o queijo limiano em Ponte de Lima agora temos o café illy em Pechão, viva a qualidade da nossa democracia !!!!

    ResponderEliminar
  4. Será que o médico não arranja uma vaga para dar umas consultas ao Alcindo e ao Zeca?

    ResponderEliminar
  5. D. Arlapa

    A sua vontade de nos fazer pensar sobre as misérias do nosso pais, é atroz.
    Fale-nos de coisas alegres, que nos ponham felizes. Já chega de noticias tristes.
    Faça lá um artigo sobre a nossa nova junta de freguesia para sentirmos o que lhe vai na alma.
    Pois é sempre bom auscultar a opinião dos mais idosos.
    Fico aguardando.

    Um eleitor de Pechão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora vou comer um pratinho de feijão com repolho, depois vou passar a ferro, e lá para o fim da tarde vou sentar-me debaixo da oliveira e tentar arrumar umas ideias. Até logo.

      Eliminar
  6. Que tristeza a das gentes do BE e a da CDU.
    Não houve queijo limiano nem outro queijo qualquer, ouve simplesmente uma pessoa que pensou pela sua cabeça.
    Honra lhe seja feita.

    Honorato Boavida

    ResponderEliminar
  7. Oh "Sr Honorato Boavida" não houve queijo limiano nem outro queijo qualquer mas houve café Illy.

    ResponderEliminar
  8. Pelo jeito a saude em Olhão tá entregue à chebanta como diziam os antigos:
    No outro dia foi este blog a denunciar o que se passa no centro de saude em Olhão:
    http://olhaolivre.blogspot.pt/2013/10/palhacada-e-falta-de-respeito-pelos.html

    ResponderEliminar