segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Tremor de terra e temor na sala


clique na imagem para aumentar

Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 1969. Faz hoje 42 anos. Noite de filme português na televisão. Os adereços alusivos ao Carnaval suspensos na sala do C. O. Pechão, formavam um halo gigante sobre os bancos apinhados de sócios e de entusiasmo. As gargalhadas provocadas pelo Vasco Santana e o Ribeirinho faziam prever uma noite perfeita.

De repente, tudo se alterou, as serpentinas começaram a enrolar-se, os balões a estrebucharem e os bancos a tremerem. A Senhorinha, esposa do Manuel Caiador, desmaiou ao constatar o sismo. O descontrolo contagiou-se e o pânico instalou-se. No meio da agitação, emergiu o director de serviço, José Nunes. Escudado no seu porte e poder atlético, contornou os obstáculos, deu um safanão no medo e foi o primeiro a pôr-se a salvo. Para depois, junto à porta de saída, desimpedir e ordeiramente ajudar os sócios a sair.

Era noite e fazia frio. Temendo a má sorte e em semblante funesto, o regresso a casa fez-se com o coração nas mãos, a oração entre dentes e o pensamento nos ausentes.


6 comentários:

  1. Em 1969,
    Tinha eu acabado de chegar à Guiné, para a defesa daquele territorio, que estava sob administração portuguesa à 500 anos, e era cobiçado pelos comunistas da União Sovietica, portanto não tive conhecimento destes factos em Pechão, mas conheci muito bem o José Nunes
    Homem de caracter, ambicioso e trabalhador, consegiu alguns exitos na vida, começou por distribuir batatas com uma carroça, depois consegiu tirar a carta, e comprar um camião bedford verde, que usou muitos anos, depois comprou uma Horta nos cavacos, e dedicou-se à horticultura,Mas a sua obra principal, foi a formação do seu filho José Apolinário, que foi presidente da camara de Faro na anterior Legislatura, rapaz inteligente e ambicioso, que só pecou por se incorporar nos "XUXALISTAS"

    ResponderEliminar
  2. e uma alegria ver isto mas tenho uma pergunta foi mesmo em 69 ou foi por volta 65 66 mas quem ves essa fotogravia esta de parabens

    ResponderEliminar
  3. Eu estava lá e penso que foi em 1969. Mas a minha memória está como a classe política. Não é de fiar.

    ResponderEliminar
  4. Penso que tenha sido em 69.
    O ultimo forte tremor de terra que se fez sentir no Algarve.

    Osvaldo Granja

    ResponderEliminar
  5. OSVALDO PODES ME DIZER QUEM E QUE FOI ABAGAR A TELEVISAO NESA NOITE

    ResponderEliminar
  6. quem apagou a televisão foi isidoro baganha

    ResponderEliminar