Levantei-me cedo. Um dia a prometer o fim do calor.Uma leve brisa fresca e um fugaz cheiro a erva do mato. Sentada na minha cadeira de vime, fito uma mancha de oliveiras entrecortadas por amendoeiras entrançadas em moitas. Vão esvoaçando, melros, rolas e pássaros ansiosos na procura de alimento. Sem embaraço as rolas aproximam-se e, juntam-se às galinhas a tomar o pequeno – almoço, pouco preocupadas e já habituados à minha presença. Os coelhos não demonstram embaraço, e correm na procura de não sei o quê. Um melro parou de depenicar e ficou quieto com a cabeça à banda, como se quisesse ouvir a minha voz. Ouço os pintassilgos a cantar as delícias deste Éden algures em Pechão. Desconheço por completo o roteiro dos locais paradisíacos mas, não os troco por estes momentos sublimes.
Meritório o trabalho efectuado pelo Clube de Caçadores de Pechão. Existe empenho e preocupação em preservar as espécies cinegéticas, criando-lhes as condições ideais de sobrevivência e reprodução.Sem o esforço deles era impossível viver estes momentos. Eu agradeço …nós agradecemos!
22/06/2007
Editado
arlapa é melhor passares pelo Charneca e comprares uma espingarda.
ResponderEliminar22 DE JUNHO DE 2007 18:48
não me arranjas uma casa perto da tua para eu poder ver tambem essa paisagem?
ResponderEliminar23 DE JUNHO DE 2007 17:31
este sitio deve ser na Charneca,pois ai a muito ar puro|
ResponderEliminar24 DE JUNHO DE 2007 17:28
ó Arlapa ainda não é tempo d falarmos sobre o aniversário do Clube???
ResponderEliminar25 DE JUNHO DE 2007 0:01
Então Arlapa, aqui deixo algumas notas sobre o aniversário do COP.
ResponderEliminarA Falta mais notada a do director Alcindo.
Presenças mais notadas a do Presidente do COP e o Presidente da Câmara, pela indumentária apresentada, rosa,como o novo equipamento do Benfica.
O que é de estranhar, pois sendo o primeiro portista e o segundo sportinguista. Dá que pensar !!!
A gaffe do dia, foi dada pelo apresentador de serviço, o Osvaldo, que queria pôr a falar em primeiro lugar o Presidente da Câmara, no que foi imediatamente repreendido pelo Zeca.
Fiquei na dúvida se foi erro ou descuido do Osvaldo ou se estaria programado que assim fosse.
De resto, os discursos e as promessas habituais dos politicos e um discurso muito comovente do Presidente do COP.
16 DE JULHO DE 2007 19:03
Arlapa esse tema introduzido, vem mesmo a propósito.porque será que quando se fala de caça associa-se logo a espingarda,tenham um pouco de calma e tino, eu sempre ouvi dizer quem não tem cão caça com gato, ora bem quem não tem espingarda caça com paú, ou com ratoeiras aos coelhos ( é o que está a dar)ou laços para as perdizes.Estas estavam extintas no perimetro da freguesia ma graças aos caçadores já se vão vendo aqui e acolá, algumas em bandos até.Ainda há muito que fazer nesse sentido da preservação, devagar vai tentar-se o repovoamento que os caçadores se proposeram efectuar. Os ouitros, os do contra, funcionam como predadores que vão devorando as variadas especies, clandestinamente, isso é que está mal senhores não caçadores.Os caçadores são pessoas de bem,que praticam essa actividade por gosto,do mesmo modo que outros se dedicam a pesca ou outros vão ao futebol e discutem acaloradamente as suas clubites.Não é crime nenhum ser-se caçador é uma actividade que outrara foi profissionalizante, muitos viviam dela, mas actualmente é uma paixão,essa prática e o contacto com a natureza é saudável é bem estar e aumenta a esperança de vida.TOZE
ResponderEliminar21 DE MAIO DE 2008 19:55
olhe d. Arlapa por falar em rolas diga a essa rolinhas que não vão para as etars das Aguas do Algarve pois lá as aves estão a morrer às centenas ou sejam morrem como tordos.
ResponderEliminara noticia que as aves morriam às centenas só foi divulgada depois da Ria Formosa ser eleita uma das 7 Maravilhas da Natureza.
conseguiram abafar a noticia até à eleição,da Ria Formosa,pois as aves já morrem desde julho
D. Vanda
ResponderEliminarIsso é uma crueldade ! Não há ninguem de bom senso que ponha termo a uma barbaridade dessas?
como é que há-de haver gente dessa se p presidente da CMO diz que as ETARs funcionam na perfeição.
ResponderEliminara ETAR de Belamandil ainda está em pior estado de manutenção,(telas rasgadas e outras a boiar,e com um ambientador gigante para disfarçar o cheiro a metano), do que a ETAR de Faro que originou a,a morte de centenas de patos e outras aves só este ano.
Para conhecer os resultados das qualidade de efluente que essas etars descarregam basta ler o site das Aguas do Algarve ,onde diz o seguinte" a qualidade do efluente descarregado não cumpre o normativo" ou seja a qualidade do efluente está ilegal desde Janeiro.
Mas para o presidente da CMO está tudo bem.
Claro que não está tudo bem ,e Francisco Leal sabe disso,mas o importante para ele é que a Ria Formosa foi eleita uma maravilha da natureza ,e eu pergunto será que as maravilhas para ele cheiram a merda e vomitam veneno?cada um tem o seu conceito de maravilha,e este de uma ria que cheira a merda é o conceito dele.
Até quando não esquecendo que ele é legitimamente presidente da CMO há 17 anos,e nada fez p+ara acabar com os esgotos sem tratamento para a ria, e com as etar obsoleta de Belamandil..
D. Floripes
ResponderEliminarNa sua opinião o que leva a este presumível alheamento e dissimulação da parte da edil a assuntos tão sensíveis como prementes?
A resposta a essa sua pergunta é simples.
ResponderEliminarEste,felizmente,é o seu último mandato e portanto quem vier atrás que feche a porta.
Mas adianto que os problemas hambientais não são unicamente com as ETARs,pois recolha de lixo está uma vergonha,basta passar junto de qualquer ponto de recolha de lixo fora da cidade, para se vêr os montes de lixo á volta dos contentores.
Será que não há ninguém responsável por tal situação.
Na curva do António Neto é um espectaculo degradante não se vendo intervenção da junta ou da Câmara para pôr fim á situação-
Lamentavel
O Observador
D.Arlapa aí está uma précura muito bem colocada, pois não é só criticar, devemos ter opinião sobre qual o motivo, que leva que um presidente de um concelho como Olhão há 17 anos anos como presidente(mais 8 de verador) tenha deixado chegar este concelho ao estado deplorável que chegou.
ResponderEliminarEm 1º lugar há falta de democracia e de transparência na CMO, assim sendo qualquer cidadão que se preocupe por coisas que pensam que estão mal,no seu concelho ou freguesia,ao confrontarem os autarcas e deputados municipais, em sessões de Câmara e em assembleia municipais( onde só tem voz no fim da sessão municipal, em vez de ser no inicio dessa,a sua opinião é desvalorizada e muitas vezes a única resposta que obtem do presidente da CMO é esta:OPORTUNAMENTE responderei,sendo que esse Oportunamente, quase sempre é eterno.
Ou seja os poucos cidadãos que se interessam pela vida autárquica do Concelho são enxovalhados e ridicularizados pelo presidente e pelos autarcas e deputados do concelhio. Assim sendo os cidadãos são desmobilizados e deixam de aparecer,deixando assim de haver uma cidadania participativa de que tanto falam os agentes do poder,mas que na realidade estão é interessados que essa cidadania interventiva não exista.
Nos últimos anos,eu próprio encetei uma luta para alertar para os perigos dos esgotos sem tratamento que a CMO deixa que existam na Ria,assim como alertei que as ETARs da Ria Formosa são obsoletas e de 3º mundo. Para não falr só por falar dei-me ao trabalho de entrar nas ETARs de Olhão Poente( que fica em Belamndil freguesia da D.Arlapa, várias vezes e tirar fotografias,que cedi a alguns blogs,locais e nacionais, e para uma queixa que foi feita a Bruxelas,feita pelo movimento de cidadania activa Somos Olhão.
D.Arlapa só,lhe digomuma coisa é horripilante como é possivél uma ETAR funcionar assim descarregando efluentes péssimamente tratados para cima dos viveiros da Ilha da Lebre que ficam a 50 metros dessas ecorrência assassinas,que não matam só Patos, mas tudo por onde passa. As telas dessa ETAR estãoumas rasgadas outras a boiar e o cheiro a merda é de tal modo insuportavél,que para não incomodar os turistas do Hotel que o Leal se gaba de ter aberto,as Aguas do Algarve colocaram nessa ETAR um Ambientador gigante com aroma a limão de modo que o cheiro seja disfarçado,mas o gás metano continua a ir para a atmosfera.
Sei que o texto é grande mas por hoje só faço essa comparação,do que se devia o presidente da CMO gabar-se? De abrir um Hotel e 700 apartamentos,para a especulação imobiliária ou de acabar com os esgotos sem tratamento para a Ria,e de pressionar as Aguas do Algarve a fazer uma nova ETAR onde os efluentes em vez de irem mal tratados para a Ria fossem aproveitados para a rega,como defendeu o Drº Manuel da Costa numa conferência em Olhão,promovida pela Tertulia dos Cafetantes, na Recreativa Rica em Olhão,que teve A SALA CHEIA,mas onde nem um vereador da CMO, colocou lá os pés.
Se a D.Arlapa me perguntar o motivo que leva o presidente da CMO e os Vereadores, a alhearem-se dos problemas reais do concelho.eu respondo-lhes que é pura incompetência e de tentarem a todo o custo esconder uma verdade, que prejudica mais de 10 000 pessoas, que vivem e dependem da Ria Formosa.Qual o motivo? na minha opinião o principal motivo é acabar com os viveiros na Ria Formosa para dar lugar a campos de golfe, a mais Marinas, logo mais barcos de luxo e de grande porte,e consequentemente a mais Hoteis e mais apartamentos em cima das margens da Ria Formosa, pois é o que ainda se consegue vender no negocio da especulação imobiliária.
O pior é que este presidente da CMO e faz tudo isso, e dizendo-se defensor da natureza. e sem que as entidades responsáveis,pelo ambiente façam nada.
Só mais uma coisa D. Arlapa será que o presidente da Junta de Freguesia de Pechão algum dia se deu ao trabalho de ir visitar a ETAR que está na sua Freguesia,para ver com os seus olhos a realidade?
Floripes
ResponderEliminarMuito obrigada pelo seu comentário. Desconhecia alguns factos e a sua real dimensão. Como desconheço se é da inteira responsabilidade da C.M.Olhão a resolução dos mesmos. De qualquer forma, articulada ou não com outro organismo, é de uma insensibilidade atroz o alheamento a um móbil de saúde pública.
Depois de ler o seu comentário a minha vizinha dizia-me, “O humanismo e o exercício do poder não podem coabitar”. Sempre rejeitei essa ideia fria e redutora sobre o carácter humano. Mas, olhando para trás, para o presente e em meu redor, começo a perguntar a mim própria se ela não tem razão. O que me deixa atormentada só de pensar nisso.
Muito bem D.Floripes você não tem papas na lingua, e conhece muito bem a triste realidade da poluição da Ria Formosa.
ResponderEliminarpor vezes vejo os seus comentários no publico on line e não dá tréguas a essa gente que prevarica, ao mesmo tempo, fala na defesa do ambiente, e das maravilhas da Ria Formosa.Comentário
5 estrelas os detractores ficaram sem palavras pois não podemos esquecer que uma das etars que você refere ,está na nossa freguesia.
força nas canetas D.Floripes há que desmascar essa gente.
ResponderEliminar