quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Primórdios do eu

Para quem tem curiosidade e conhecimentos sobre os seus antepassados, pode consultar e recolher, aqui, mais informação sobre a sua árvore genealógica. Os dados estão um pouco dispersos e, ainda não sei como especificar uma consulta. Mas vale a pena dar uma olhadela.

O João Norte teve a gentileza de enviar-me esta preciosa informação. Obrigado.


segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ti Venturinha

No percurso Bela Mandil – Cascalho, e vice-versa, a Ti Venturinha, amparada pela sua dedicada e fiel serviçal, no carro de mula, com o seu inconfundível chapéu de feltro preto, segura as rédeas e as preocupações. O Tio Gil, na Zundapp vermelha em baixa rotação, no mesmo sentido e sempre pensativo. Um ritual que se prolongou no tempo e sobrevive, bem vivo, na nossa memória. As razões para termos este quadro bem nítido, são simples; pela simplicidade, a bondade de ambos, o apego ao trabalho e à família, ou, porque simplesmente como coleccionadores de virtudes, nos encantámos por eles.

Para agasalhar o passado e manter acesas as recordações, os últimos rebentos da árvore genealógica do Tio Gil e da Ti Venturina, plantaram aqui e aqui, as suas memórias. Boa colheita.

Foto - Perto dos três tanques, já tinha surripiado algumas laranjas ao Ti Gil e, mãos-cheias de amoras ao Cesário Brás. Agora, passados tantos anos, roubei descaradamente à mesma familia,  esta bonita foto plantada, nesta horta. 

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

No Natal falta sempre alguém

Se há pessoas que sinto falta, é de ti. Então pelo Natal a dor no peito agudiza-se. Os bolinhóeis a boiar no óleo a ferver, as trutas prenhas de bata doce, e o teu ar atarefado ao comando da frigideira. Um ritual que nunca dispensavas.

Transpiravas, pelo calor e pelo nervoso miudinho, o medo de não ficar tudo na perfeição. Mas ficava. Porque tinhas a medida na mão, e a sabedoria no coração. Depois, vinham os fardos de alegria e de gula, que debulhávamos de boca cheia, enquanto o açúcar se esgueirava para os cantos da boca e o mel escorria por entre os dedos, e eu lambia. E tu sorrias. E afogavas os bolinhóies, numa tigela baça debruada a azul cheia de café preto.

Indefesa perante a melancolia, rumino a angústia, entrecortada com lágrimas vindas de uma ruga em forma de algeroz, engulo tudo, com uma tristeza que rasga e esventra-ma as certezas. E no silêncio entre o desgosto e a saudade, volta o travo amargo da realidade. E a dor no peito.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

na rota de gente boa (2)

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Falta de açúcar

Foto e receita dos beijinhos. aqui.

O meu primeiro encontro com o açúcar foi no tempo dos beijinhos, que a Sra. Cristiana (avó do Danilo) vendia na mercearia. Brancos, cor-de-rosa, ou azuis, derretiam-se mal os colocávamos na boca, e deixavam um doce desejo de outro, e mais outro. Uma guloseima.Como os beijos de verdade.

Lembro-me que foi no tempo em que Portugal, estava mais interessado em África do que na Europa, que senti verdadeiramente a falta do açúcar, da farinha e do arroz. As famigeradas senhas de racionamento foram um autêntico passaporte para a fome, para uns, e um salvo – conduto para o enriquecimento de outros.

O Natal aproxima-se e as trutas e filhós estão em risco. Razão tem a minha vizinha quando diz: “Vivemos tempos amargos e a falta do açúcar, não augura nada de bom”. Pois não, pelo menos para mim: coloridos ou a preto e branco, doces ou amargos,os beijinhos acabaram.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

As Cores do Natal


"Ainda no concelho de Olhão, Pechão assinala o Natal com a exposição dos presépios “Figurinhas” e “Searinhas”, no edifício da Junta de Freguesia. A pensar nas crianças, o Espaço Multiusos da freguesia recebe a peça de teatro “Aventura no Sótão dos Sonhos”, pela Oficina de Teatro da Casa da Juventude de Olhão, dia 19, às 16h00.

No dia 18, a Junta de Freguesia de Pechão e o Grupo Motard de Pechão fazem a distribuição de bens alimentares a famílias carenciadas da freguesia."Aqui.

No ano  passado foi assim.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Campanha do Advento

 (Desempregados), de 1934, do pintor argentino Antonio Berni
“Já esta a decorrer a campanha de alimentos deste Advento de 2010. Relembro que nos quatro domingos que precedem o Natal é pedido à comunidade paroquial que traga alimentos para depois serem distribuídos aos mais necessitados.

Neste tempo de crise, é urgente que cada um de nós se mobilize para esta campanha e ajude com aquilo que puder.

Assim para cada um dos domingos é pedido alimentos diferentes, mas também podem trazer outros que não estão na lista, o que é preciso é que se possam conservar sem ser ao frio e com um prazo de validade de pelo menos 4 meses.

1º Domingo: Massas, Açúcar…
2º Domingo: Óleo, azeite, arroz.
3º Domingo: Leite, enlatados, farinha.
4º Domingo: Bolos, leite… e o que quiserem mais trazer.

De avanço um grande obrigado a todos os que vão colaborar nesta campanha.Bem hajam!”

“A Ponte” nº62 – Notícias paroquiais
Quelfes – Siroco – Pechão
Padre Jorge de Carvalho

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

XXXI Corta - Mato do Algueirão (2010)






                            Para ver as legendas clique nas fotos.

Decorreu no passado sábado (4 de Dezembro) nos terrenos anexo ao Polidesportivo de Pechão a mais antiga prova do atletismo algarvio organizada por um clube, o Corta - Mato do Algueirão é uma organização do Clube Oriental de Pechão, prosseguindo assim o desenvolvimento e prática do Atletismo.

Ana Cabecinha do CO de Pechão e o Finlandês Marten Bostrom foram os vencedores nas principais provas, onde participaram cerca de 350 atletas em todos os escalões etários (de Benjamins A a Veteranos) em representação de Clubes Algarvios, do Alentejo e da região de Lisboa.

O Clube Oriental de Pechão, esteve em plano de destaque ao conseguir 5 vitórias individuais, resultando ai a vitória colectiva entre os 33 clubes participantes.

A atleta da casa Ana Cabecinha completou os cerca de 3km em 10.53 a prova decorreu dentro da normalidade para a Ana, isolando-se logo após o 1ºKm mantendo a vantagem até final sem forçar muito; Na 2ª posição classificou-se Eliza Cruz (Casa Benfica de Faro) 11.14; No 3º lugar ficou Fiona Gonçalves (Praia Falésia) 11.17 sendo a 1ª Veterana, a 4ª na geral foi a Júnior Rita Guerreiro (NDC Odemira) 11.25; Anabela Moreira (CD Quarteira) chegou na 5ª posição na geral (2ª Veterana) 12.13; seguiu-se Marta Santos (Núcleo Sportinguista de Faro) 12.32 sendo a 3ª Sénior.

A prova masculina contou com um bom lote de participantes, entre os quais os três atletas Finlandeses que ocuparam as três posições do pódio, os atletas encontram-se a estagiar no Algarve com vista ou Europeu de Cross, Marten Bostram (15.25) levou a melhor sobre os seus colegas Joonas Harjamaki (15.51) e Jonas Hamm (16.03), na 4ª posição na geral ficou o Júnior Emanuel Loureiro (Maratona CP) que levou 16.08 para completar os cerca de 5,1km do percurso, na 5ª posição (4ª sénior) classificou-se Michel Valente (CR Alturense) 16.29

Em simultâneo decorreu o 5º Encontro Algarve – Beja nos escalões de Infantis, Iniciados e Juvenis, visando a aproximação dos jovens destas duas regiões, partilhando assim o gosto pela prática do desporto (atletismo) contando com o apoio da Associação de Atletismo do Algarve e Associação de Atletismo de Beja.

A prova contou com o apoio das seguintes entidades: Município de Olhão, Juntas de Freguesia de Olhão e Pechão, IDP - Algarve, IPJ - Algarve, Bombeiros Municipais de Olhão, Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo do Algarve, Lusitânia – Seguros, Farmácia Olhanense e do comércio local.

Os vencedores Individuais:
Benjamim A Fem. – Juliana Guerreiro (NS Faro) Juvenil Fem. – Ana Catarina Dias (Odemira)

Benjamim A Masc. – Ivan Candeias (CO Pechão) Juvenil Masc. – João Caeiro (Alvito - Beja)
Benjamim B Fem. – Catarina Cunha (CO Pechão) Júnior Fem. – Rita Guerreiro (Odemira)
Benjamim B Masc. – Sérgio Manic (Caboverdianos) Júnior Masc. – Emanuel Loureiro (Maratona)
Infantil Fem. – Catarina Gabadinho (NS Faro) Sénior Fem. – Ana Cabecinha (CO Pechão)
Infantil Masc. – Tiago Epaminondas (CO Pechão) Sénior Masc. – Marten Bostrom (Finlândia)
Iniciado Fem. – Ouisal Khanfoudi (CO Pechão) Veterana – Fiona Gonçalves (Praia Falésia)
Iniciado Masc. – José Pereira (NS Faro) Veteranos – João Marques (CR Alturense)

Nota: Com excepção das Iniciadas (Rosário Silva – NAR Messejana) todos os vencedores dos escalões de Infantis, Iniciados e Juvenis foram também os vencedores no 5º Encontro Algarve – Beja


Classificação Colectiva do Corta-mato do Algueirão:
1º - C. Oriental de Pechão - 92 pontos
2º - N Sportinguista de Faro - 62 pontos
3º - C D Quarteira - 47 pontos
4º - Olímpico C Lagos - 44 pontos
5º - C D Faro XXI - 31 pontos
Classificação Colectiva do 5º Encontro Algarve - Beja:
1º - Assoc. de Atletismo do Algarve - 51 pontos
2º - Assoc. de Atletismo de Beja - 82 pontos


A Organização.
Pechão, 05 de Dezembro de 2010

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

“ Nas Mãos As Mãos”


Exmo(a). Senhor(a)

A Junta de Freguesia de Pechão tem o grato prazer de convidar V. Exa. para a inauguração da Exposição de Desenho “ Nas Mãos As Mãos”, de Paulo Serra (artista plástico natural de Pechão), que terá lugar no próximo dia 4 de Dezembro, na Galeria de Arte da Casa-Museu de Pechão, pelas 21h30.

Custódio Moreno
Presidente da Junta de Freguesia de Pechão