terça-feira, 30 de novembro de 2010

Claro que te conheço!

 

Vi-te nascer. Foste concebido com paixão e és filho da vontade e da resistência. Acompanhei o teu crescimento, os tropeções, e os passos certos. Escutaste muitas promessas, muitas juras de amor, lamentos de corações desiludidos, e assomos de indignação. Lês-te nas entrelinhas e decifraste muitos silêncios.

 Mas tu sabes como são os desacertos da alma e a fraqueza humana. Bem sei que muitas vezes aconselharias prudência, e desejarias consenso. Mas o tempo esquece e o coração arrefece. Depois, de desilusões e indecisões, volta a fé e emerge a fidelidade. E quantas vezes a felicidade. E tanta que já deste.

Agora estás a abrir uma janela para o mundo. Fazes muito bem. Porque em qualquer lugar, tens amantes sedentos de informação e tens que alimentar essa afeição. Espero que não lhes doa a memória nem percam a paixão. Pelo Pechão.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ana Cabecinha 2ª Classificada na “Espada Toledana” (Espanha)

No regresso à competição a marchadora Ana Cabecinha do Clube Oriental de Pechão, obteve ontem (sábado) o 2º lugar no Troféu “Espada Toledana” a atleta completou os 5km marcha com o tempo de 22.24 sob um frio excessivo (cerca de 6ºC), participaram nesta excelente prova Espanhola 25 atletas.

A vencedora foi a atleta Espanhola natural de Guadix (Granada) Ainhoa Pinedo com 22.21 que desde o tiro de partida formou dupla com a atleta Olímpica do COPechão na frente da prova, as duas atletas mantiveram um ritmo bem elevado para esta fase da época, o “despique” deu-se até aos metros finais, arrebatando Ainhoa vantagem nos últimos 50 metros da prova, a atleta que representa AD Marathón estabeleceu assim um novo recorde do circuito, que pertencia à medalhada Olímpica Espanhola Maria Vasco com 22.23 desde 2007, Ana Cabecinha com o registo de 22.24 ficou a 1 segundo do anterior recorde, na 3ª posição, algo distante das primeiras chegou Sara Alonso (Alicante) com 24.33.

Foi um bom resultado para os objectivos que a atleta tinha neste regresso à competição, atendendo ao tempo que está a treinar e á fase em que estamos na época leva-nos a encarar o futuro com grande optimismo.

Desta também para a participação das Algarvias Rita Geirinhas (12.15) quarta nos 2km para Infantis e de Filipa Ferreira (15.30) terceira nos 3km para Juvenis, ambas atletas da Escola Tomás Cabreira (Faro).

No domingo, os companheiros de Clube de Ana Cabecinha, Cláudio Rodrigues e Luís Barbosa participaram no Cross “Espada Toledana”, o Cláudio Rodrigues classificou-se na 26ª posição na Geral (17º Sénior) e Luís Barbosa ficou no 27º lugar na Geral (18º Sénior).

Mais informações poderão ser obtidas no site da competição www.clubatletismotoledo.net
Pechão – 28 de Novembro de 2010
C.O.Pechão

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Também quero


Mão amiga recomendou-me este simpático e acolhedor Café. Se tiverem conhecimento de um estabelecimento em Pechão, que faça uma surpresa destas, avisem-me. Reservo uma mesa para mim, para o Lizard, Lima, Observador, a Vanda e todos os simpáticos comentaristas que queiram desfrutar. Podem ficar descansados que não vou cantar, mas, sou capaz nem que seja a tactear, de trautear algumas modas conhecidas. E para servir à mesa, um jeitoso como aquele que está atrás do balcão não ficava mal.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sombreados de esperança


Os três sombreados a verde, indicam os poleiros que dão acesso a mais prestigio, e a jogar a um nível mais alto. É evidente que os Bonjes também perdem e os Porches avariam. Porque as surpresas podem aparecer de qualquer lado, há que estar preparado. Por isso, é fundamental os jogadores continuarem a meter força nas canetas e a bola na baliza. Não vá o Leão enfurecer-se com a fome de pontos e, saltar da reserva, ou, em Tunes, a rapaziada alinhar no transbordo das vitórias, e perderem-se nas contas dos pontos e nas encruzilhadas dos ses. E, como nós, queremos ficar sombreados e não queimados, pelo sim pelo não, convêm manterem-se afastados do Covil do Dragão.

Nova época

A marchadora Ana Cabecinha do Clube Oriental de Pechão, volta a competir após o 5º Lugar na Final do Challenge Mundial de Marcha, regressando a marchar no próximo dia 27 de Novembro no Troféu “Espada Toledana” na cidade de Toledo (Espanha) que é património mundial, è uma prova com muito prestígio no calendário espanhol, este ano realiza-se a XXIII Edição.

A participação da Ana Cabecinha em Toledo visa essencialmente voltar ao contacto com a competição, a prova de 5km aponta a melhoria de forma para as próximas competições nacionais e internacionais, nomeadamente o Campeonato de Portugal (Estrada) que se realiza na Vila da Batalha a 21 de Fevereiro de 2011, assim como as grandes competições da época, a Taça da Europa de Marcha em Maio, a ter lugar na cidade Olhão e para o principal objectivo da presente época o Campeonato do Mundo em Agosto (Daegu – Coreia do Sul).

A participação da marchadora na prova espanhola só é possível devido aos vários apoios, nomeadamente: do Município de Olhão, da ATA – Associação de Turismo do Algarve e da Lusitania Seguros.

Mais informações poderão ser obtidas no site da competição
Pechão – 24 de Novembro de 2010
C.O. Pechão

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pechão nos mercados de Olhão (1)


Ao despontar os primeiros raios de sol, rumo a Olhão, começava a romaria de carros de mula, e burros, com as gorpelhas carregadas de ovos, batatas, favas, ervilhas, lentilhas, espargos, fruta, hortaliças, e frutos secos. Numa época de privações e provações, vender na praça era uma actividade lucrativa.

A tia Apolinária, foi a pioneira neste trajecto árduo e extenuante, mas, a necessidade e o gosto, compensava as dificuldades. Rapidamente foi seguida, pela tia Bia Aluía, pela Bia da Quinta, e a Maria Lona, conhecida pelos seus afamados espargos. Mais tarde a Tia Aponilária, incentivou, e convenceu  os dois genros, o José Lona, e o José Canário.

Em Janeiro e Fevereiro, era um aglomerado de pessoas em redor do José Canário, pois eram famosas as “toldas” cheias de resplandecentes griséus e favas. Dizia-se que vendia mais sozinho, que os outros todos juntos. Todos eram tratados da mesma forma, com cerimónia e orgulho profissional.

Toda a gente se conhecia, os vendedores já sabiam os gostos e manias dos fregueses, até a forma de pagar as  contas, tudo registado na memória. Tempos árduos, em que fins-de-semana e  férias, eram palavras completamente desconhecidas.

editado - 06/11/2007

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

“Reflexos”

O artista olhanense, Francisco Gomes está a expor trabalhos de pintura a acrílico sobre tela na Galeria de Arte da Casa-Museu de Pechão. A exposição está aberta de quarta a domingo, das 17h00 às 20h00, até ao dia 26 de Novembro.
Importa referir que Franscisco Gomes é um autodidacta na área artística. Desde que se deixou contagiar pela pintura já fez trabalhos a carvão, aguarela e mais recentemente dedica-se à pintura a acrílico sobre tela.
Intitulada “Reflexos” esta exposição é composta por doze quadros do artista.Daqui.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dia de folga

As excursões são práticas generalizadas das Juntas de Freguesias. Não sei se coadjuvados pela anafre como elemento propagandista do poder autárquico, ou por iniciativa própria. Podemos enumerar vários fonemas alegóricos ao título, como: passeio de idosos, seniores em passeio, ou turismo sénior, dependendo da imaginação e criatividade de cada um. A nossa Junta preferiu chamar-lhe “Programa de Turismo Social”, abrangendo assim outras faixas etárias. É um projecto com leituras múltiplas. Mas na vertente social penso que é uma mais-valia. Quem não concorda que atire a primeira pedra.
A adesão é grande e o entusiasmo enorme. Já tenho tudo apalavrado. Vou pelo convívio. Para esquecer as ralações, estreitar relações, mas sobretudo, por saber que existe vida para lá da dependência das rotinas domésticas.
Sobre a Autarquia tirar ou não dividendos políticos, é outra história. Cada um interpreta-a à sua maneira, ou da forma que lhe der mais jeito. Para mim, dia de excursão, perto da cavaqueira e, longe da esfregona, dos tachos e da roupa encardida, é como o dia em que me saltou a pedra do rim. Um alívio.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A última viagem

O Lopinhos era um coração aberto e um avançado rápido. Tinha uma mota (juntamente com o João Granja foram das primeiras em Pechão). Foi o motorista do Mestre  Cassiano que treinou o Pechão durante três dias. Ao quarto renunciou, não pelos maus resultados da equipa, mas, assustado com a velocidade e com a forma como ele se deitava na curva da Nora Alta. 
Há tempos conheceu o seu pior adversário. Uma doença traiçoeira que, sem pedir licença infiltrou-se e fez-lhe uma marcação impiedosa. Começou por lhe tirar a velocidade, depois a vivacidade, e por fim a esperança. Ontem, foi mais cruel, tirou-lhe a vida.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

No Domingo de manhã...

...enquanto esperava pela Cristina, entretive-me a olhar para os apartamentos dos moradores (com algumas excepções) que fazem de Pechão um dormitório. Não ouvi  pio, nem vi vivalma. Nenhum sinal de vida.Portas e janelas fechadas, não vá uma fresta encaminhar um ruído ou, uma nesga de sol, para um despertar indesejado. É que resgatar as horas de sono extraviadas e, recuperar a fadiga acumulada, não se compadece com o chilrear dos passarinhos nem com a beleza do pôr-do-sol. Um sono tranquilo e despreocupado, funciona como uma doce vingança à ditadura do relógio. Até a Rua 25 de Abril contagiada pelo sossego, sem acção nem circulação, permanece em silêncio. Tal como os nossos vizinhos, parece descansar ou, ganhar novo alento para os dias de frenesim que se seguem.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O dia de todas as saudades

Um dia cinzento, a condizer. Anestesiados pelo ambiente sombrio e lúgubre e circundados pela proximidade da morte, olhamos sem ver. Enrolados na tristeza, olhamos para as fotografias desbotadas e engolimos carradas de angústia. E, enquanto a memória rebobina imagens dos nossos, sentimos um aperto no peito, seguido de um marejar nos olhos, de saudade, e da falta que nos fazem.