segunda-feira, 29 de março de 2010

Crise de folareiras

Ontem, no dia em que o folar foi rei, o sol aqueceu o recinto e secou as gargantas. O bar confortou-as, e a venda de folares foi um ver se te avias. Todos saíram mais doces e com mais diabetes. Coisa que a minha mãe resolvia com um simples sumo de cebola.
Apesar disso, foi o ano com menos folares a concurso. Apenas cinco. Cansaço das folareiras? Esquecimento? Ressentimento? Falta de comunicação com os directores do Clube? Medo do PEC?
Não se deve perpetuar demasiado tempo esta indiferença pela contínua quebra de participação a concurso de folares made in Pechão. Esquecer a sua génese e quem a impulsionou, é perder a genuidade do festival. Ou seja, a identidade. Mais cedo ou mais tarde, todos vão acabar por tomar consciência dessa inevitabilidade. Coisa que alguém com a mente aberta e o coração quente, não resolva com umas simples palavras doces.

Fotos: Danilo da Quinta.
Muito obrigado.

sábado, 27 de março de 2010

Algarve em Forma

Abriu ontem em Faro, a "Algarve em Forma - Feira de Desporto Saúde e Bem Estar", estando o Clube Oriental de Pechão representado com um Pavilhão de divulgação da nossa actividade. O certame poderá ser visitado até ao próximo domingo dia 28 de Março no espaço da Expofaro junto às Piscinas Municipais. Convidamos desde já todos os sócios e amigos do clube a visitarem este certame que conta com diversas actividades relacionadas com o tema do mesmo.

A Direcção do Clube Oriental de Pechão

quarta-feira, 24 de março de 2010

No próximo domingo, 28 de Março de 2010

NOTA DE IMPRENSA
Irá ter lugar no próximo domingo 28 de Março de 2010, a partir das 15h00 a edição do XII Festival do Folar de Pechão que decorrerá no Polidesportivo desta localidade. Este evento organizado pelo Clube Oriental de Pechão, tem como principal atractivo o Folar doce, tão apreciado nesta Região nesta época de Páscoa.Do programa constam as provas e venda de Folares, o Folclore, a Musica para dançar e o sempre esperado Concurso do Folar, onde um júri prova e escolhe os melhores folares das folareiras desta Região. Esta organização, já uma tradição na nossa terra, só é possível graças ao apoio das folareiras tão afamadas desta região e conta ainda com o apoio da Freguesia de Pechão, do Município de Olhão e da Fesnima.
Se é apreciador desta iguaria venha a Pechão, se ainda não é venha prová-la e certamente passará a ser.

A Direcção do Clube Oriental de Pechão

segunda-feira, 22 de março de 2010

Entrincheirados

Fotos - Bela Mandil

Antigamente o campo era um manancial de vida e a agricultura a principal fonte de subsistência. Para delimitar as herdades, courelas, ou quintais, alguns proprietários construíam valados, outros, norteavam-se por uma linha imaginária entre os “marcos”, e outros, irmãmente, partilhavam os mesmos passos, os mesmos cuidados, como se não houvesse limites nem divisões.
Hoje, a arte do valado e a confiança entre as pessoas, foi substituída por muros desproporcionais e vedações armadilhadas, guardados por animais de estimação transformados em perseguição. Em nome da privacidade e da segurança.
Tristes campos os nossos, que separados pela solidão e unidos pelo medo, nos obrigam a viver entrincheirados. E em que a forma mais comum de comunicar: é ladrar.

terça-feira, 16 de março de 2010

Ana Cabecinha 6ª em Lugano (Suíça)

Frente da Prova
A marchadora Ana Cabecinha do Clube Oriental de Pechão, obteve no último domingo o 6º lugar no GP Cidade de Lugano – Memorial Mário Albisetti, a atleta completou os 20km marcha no tempo de 1h33.15

O pódio foi preenchido pelas atletas Chinesas, Yanfei Li 1h31.27; Li Li 1h32.33 e na 3ª posição ficou a Portuguesa Inês Henriques com 1h32.31; mais a trás ficou a atleta do Pechão que só descolou do grupo da frente por volta dos 15kms da 3ª prova do Circuito da Associação Europeia de Atletismo (EAA) de do Challenge Mundial de Marcha (IAAF).

Aos 14Km
Um grupo das principais atletas, entre as quais as Chineses, Russas, Portuguesas e ainda a Inglesa, a Grega e a Checa partiram muito cautelosas umas com as outras, a passagem a meio da prova (46.48) previa um tempo final a rondar 1h34 levou que as chinesas tomassem a frente da prova para não mais largar até final, ficando a luta das outras posições para as restantes atletas.
Parte Final
“O resultado obtido foi bom para os objectivos propostos nesta fase da época, depois de um longo período sem competir a este ritmo foi de facto positivo a sua participação em terras Suíças, assim, leva-nos a encarar o futuro com optimismo”, a atleta confirmou novamente os Mínimos de participação no Campeonato da Europa, prova a ter lugar no final de Julho em Barcelona."

Após a Prova
Vamos agora entrar num período de treino em altitude (Porto de Navacerrada – Madrid) com vista à participação no GP de Rio Maior a ter lugar no próximo dia 10 de Abril.

A participação da marchadora na prova Suíça só é possível devido aos vários apoios, nomeadamente: do Município de Olhão, da ATA – Associação de Turismo do Algarve, da Lusitania Seguros e da Federação Portuguesa de Atletismo.

Pechão – 16 de Março de 2010
C.O. Pechão

segunda-feira, 15 de março de 2010

Pechão ajuda a Limpar Portugal

Ribeira Bela - Mandil

A Freguesia de Pechão associou-se ao projecto “Limpar Portugal”, um movimento cívico que tem como objectivo promover a remoção de depósitos ilegais de lixo, sobretudo em zonas de mato e floresta.
No próximo dia 20 de Março, Pechão também vai dar o seu contributo a esta iniciativa de carácter nacional que promove a educação ambiental, envolvendo os cidadãos numa causa que a todos diz respeito - preservar e defender o Ambiente.
A Junta de Freguesia está a recolher inscrições de voluntários para este projecto.
Assim, todos os interessados devem dirigir-se à sede da Junta de Freguesia ou consultar o site http://www.limparportugal.org/
Informação daqui.

Futsal - 17ª Jornada

Mais informações, aqui.

sábado, 13 de março de 2010

Amália pela objectiva de Silva Nogueira em Pechão

Exposição patente até 26 de Março.
“Amália Sempre” é o nome da exposição que a Junta de Freguesia de Pechão está a acolher desde a passada segunda-feira. A exposição apresenta 29 retratos de Amália assinados pelo fotógrafo Silva Nogueira. Os retratos resultam de seis sessões fotográficas em que o fotógrafo e a fadista participaram entre 1942 e 1950.
“Este conjunto de retratos contribui necessariamente para a compreensão do percurso de Amália Rodrigues. No silêncio das imagens, ouvem-se os ecos de uma voz inconfundível, inesquecível”, refere a organização.Daqui

no comments

“ (…) Nos partidos, mais no PS do que no PSD, mandam os novos profissionais da politica, gente que nunca fez nada da vida para além da politica, e a entende como um fim em si mesmo. Nem sequer se preocupam com o interesse do partido quanto mais do povo.
Obviamente, esta classe de dirigentes é muito permeável a determinado tipo de pressões. São os que têm a carreira politica financiada pelas corporações. (…) Nas mais diversas câmaras do país há projectos imobiliários que só podem ter sido aprovados por corruptos ou atrasados mentais. (…)

Paulo Morais, entrevista à Visão 25-31/08/2005. (Publicado em 04/05/2007)

quarta-feira, 10 de março de 2010

Delírio

Caminho de Bela - Mandil
Hoje de manhã, decidi direccionar a minha caminhada feita em velocidade animada, para o caminho de Bela Mandil. Na esperança de reencontrar caras conhecidas, e sentir uma aura familiar. Neste caminho, construí e consolidei amizades em jornadas de puro companheirismo, que o tempo se incumbiu de manter.
Não vi vivalma. Apenas senti um penetrante silêncio entrecortado pelo piar de um melro. Arrepiei-me. Voltei a meio. À velocidade da tristeza.

terça-feira, 9 de março de 2010

Ana Cabecinha participa na Suíça

Após uma boa participação nos Campeonatos de Portugal que teve lugar no passado mês de Fevereiro em Olhão volta agora a competir numa prova internacional de grande nível Europeu. A marchadora Ana Cabecinha do Clube Oriental de Pechão, participa assim no próximo dia 14 de Março no GP Cidade de Lugano – Memorial Mário Albisetti, prova integrada no Circuito da Associação Europeia de Atletismo (EAA) de do Challenge Mundial de Marcha (IAAF).

A participação da Ana Cabecinha em Lugano visa a melhoria de forma para as próximas competições internacionais, nomeadamente a Taça do Mundo de Marcha em Maio (Chihuahua - México) e para o principal objectivo da presente época o Campeonato da Europa no final de Julho em Barcelona, a atleta vai encontrar em terras Suíças um lote muito bom de atletas de mais de 15 países, entre as quais atletas das grandes potências da marcha mundial, como a China ou a Rússia.

A participação da marchadora na prova Suíça só é possível devido aos vários apoios, nomeadamente: do Município de Olhão, da ATA – Associação de Turismo do Algarve, da Lusitania Seguros e da Federação Portuguesa de Atletismo.

Pechão – 08 de Março de 2010
C.O. de Pechão

sexta-feira, 5 de março de 2010

a muralha do Paraíso

Aborrece-me profundamente falar e escrever sobre situações que considero negativas para a minha aldeia. O Sitio do Paraíso, aprazível para viver, agradável para passear, mas um inferno para os condutores quando se aproximam da curva emparedada. No passado sábado dia 27 de Outubro, pelas 12:30h, uma carrinha de caixa aberta, e um descapotável branco, tiveram o azar de se cruzar no ardil da curva. Como é óbvio, sem visibilidade nem referências, aconteceu o inevitável.
Mais um acidente para acrescentar à lista já significativa. Se tivermos em conta que estamos na presença de uma paisagem campestre a construção de um muro acimentado completamente desenquadrado, só por si é anormal, mais estranho é ser edificado numa curva, o que retira visibilidade e aumenta a perigosidade.
Desde o técnico, ao arquitecto, engenheiro, chefe de departamento, vereador, presidente, aprovação camarária, e após a visita, ou não do fiscal. Tanta gente competente, tantos olhos, e ninguém enxergou que estava na presença de um mamarracho.
Os responsáveis não são responsabilizados, e a culpa morre solteira. Revelaram-se vulneráveis a quem pensou apenas no interesse pessoal, colocando em causa a segurança dos utentes, e desvirtuando a paisagem envolvente. Incompreensível.

02/11/2007

quarta-feira, 3 de março de 2010

Mulheres em monte

Abriram ontem as inscrições na Junta de Freguesia, para a excursão do dia da mulher à terra da batata-doce. O corrupio começou às 7 h. Quando cheguei às 9,00h, já havia agitação e um número considerável de senhoras à minha frente. Algumas, prestáveis, levaram o B.I. e o cartão de eleitora da vizinha. O que me atira para os bancos de trás, e retira a possibilidade de uma viagem tranquila. Fico almariada e enjoada quando viajo. Elas já sabem o que vai acontecer, e evitam sentar-se ao meu lado.

Sopa de peixe, filetes de peixe, espetadas de carne, e sobremesa. Tudo por dois contos e seiscentos. Vai ser lindo no regresso. A Célia e a Marília a contarem anedotas, a Luízinha a cantar o fado, e eu, a sacar o saco de plástico e chamar pelo Gregório.

terça-feira, 2 de março de 2010

Março em Pechão continua com grande agitação!

A Junta de Freguesia de Pechão programou para este mês um leque de actividades que passam pelas áreas da Saúde, Cultura e Ambiente.

Assim, já este sábado, dia 6, a Junta de Freguesia de Pechão e o Grupo Motard de Pechão, no âmbito de uma parceria, promovem o IIIº Banco de Sangue que conta com uma equipa do Serviço de Imuno-Hemoterapia do Hospital Distrital de Faro, das 9h às 14h, no edifício da Junta de Freguesia.

Logo, no dia 8, para assinalar mais um Dia Internacional da Mulher, as mulheres de Pechão são presenteadas com uma visita ao concelho de Aljezur e à costa vicentina. Esta é uma iniciativa da autarquia que, nos últimos anos, tem aproveitado esta data para dar a conhecer um município do Algarve, com destaque para a sua história, cultura e património. No final do dia, pelas 19h, as mulheres serão ainda contempladas com a abertura de uma exposição sobre a grande diva do fado, Amália Rodrigues. É um conjunto de 29 retratos de Silva Nogueira, um fotógrafo de grande prestígio e experiência, que teve o privilégio de fotografar as maiores estrelas do espectáculo português. Amália Rodrigues não foi excepção e este trabalho é o resultado de seis sessões fotográficas que decorreram entre 1942 a 1950. A exposição ficará patente até 26 de Março na Junta de Freguesia de Pechão.

A 19, Dia do Pai, à semelhança dos anos anteriores, os pais de Pechão partem à descoberta de um concelho do Alentejo, Odemira e costa alentejana, suas gentes, história, cultura, património e gastronomia.

A Freguesia de Pechão associou-se também ao projecto “Limpar Portugal” e, dia 20, vai dar o seu contributo a esta iniciativa de carácter nacional que promove a educação ambiental, envolvendo os cidadãos numa causa que a todos diz respeito - preservar e defender o Ambiente. A Junta de Freguesia está a recolher inscrições de voluntários para este projecto, pelo que todos os interessados devem dirigir-se à sede da Junta de Freguesia ou consultar o site http://www.limparportugal.org/

Ainda este mês, dia 24, para assinalar o Mês do Teatro, a autarquia abre as portas da Ludoteca a todos os meninos da freguesia e convida-os a assistirem a uma tarde de teatro. Assim, a partir das 16h, as peças “Nau Catrineta”, pelos alunos da Oficina de Teatro do Colégio Bernadette Romeira de Olhão, e “A verdadeira história da Branca de Neve”, pelo Grupo de Teatro a Gorda de Olhão.

Este programa pode ser consultado no site da Junta de Freguesia http://www.jf-pechao.pt/ ou para mais informações contacte os serviços administrativos da autarquia através do 289710640.

Nota de Imprensa nº4 Proc.02 02032010